-->

Como usar Termogênico da melhor forma

- maio 04, 2017

Indiscutivelmente, o mercado nacional de suplementos alimentares tem evoluído mais nesses três últimos anos do que nos últimos 20 somados. O número de pesquisas e o próprio interesse das áreas médica e nutricional triplicaram, pois estão mais do que evidentes na literatura especializada os benefícios da suplementação e cromo-suplementação para a saúde, qualidade de vida e longevidade das pessoas. Negar esta realidade seria como tapar os olhos e ignorar os incontáveis resultados positivos, fartamente documentados pelos estudos científicos, que podem ser conseguidos com a correta suplementação. Basta aos envolvidos e responsáveis pelas prescrições nutricionais saberem identificar quais suplementos são ou serão necessários a determinado indivíduo para que assim se possa obter sucesso no programa objetivado. Há tempos os termogênicos vêm sendo utilizados por atletas e praticantes de atividades físicas com o intuito de melhorar a performance. Mas será que estes produtos são utilizados da melhor maneira?

Primeiramente, vamos definir o que são Termogênicos…

Termogênicos no País são em sua maioria compostos por cafeína, e para compreendermos o efeito da suplementação de cafeína no organismo em sua totalidade é necessário saber como ocorre seu efeito bioquímico no organismo. Vamos falar a real. A cafeína é rapidamente absorvida no trato gastrointestinal e se move através das membranas celulares com a mesma eficácia que é absorvida nos tecidos. Esta metilxantina (cafeína) é absorvida pelo fígado através de uma ação enzimática que resulta em três metabólitos que são paraxantina, teofilina e teobromina. Sua ação na corrente sanguínea pode levar de 15 a 45 minutos, dependendo de cada organismo, e seus efeitos podem ser vistos de 2 a 6 horas após seu consumo via oral com decréscimo de 50 a 75% após o tempo de biodisponibilidade relatado. A cafeína, por ter solubilidade através de ação lipídica, passa facilmente pela barreira sangue–cérebro, garantindo seus efeitos neuroestimulantes.
Verificamos que a cafeína é mais potente em seus efeitos esportivos quando disponibilizada no modo anidra, em comparação à cafeína convencional. A posologia da cafeína indicada na maioria dos estudos esportivos é de 3-6mg por quilo de peso corporal e tem se mostrado extremamente efetiva na queima de gordura e ganho de energia neuroestimulante quando ingerida nesta dosagem.
Importante lembrar que a dose específica depende do grau de resistência de cada pessoa. Existem pessoas mais resistentes “cafeinadas” e outras mais sensíveis. Estamos falando de seres HUMANOS, e somos tão diferentes quanto nossas digitais, portanto, não existe regra. Recomendamos seu uso na dose mínima, em seguida verificação de feedback individual e, na sequência, repetição de uso na dose diária ou não.

Quebrando mitos dos Termorgênicos

As pessoas tendem a usar o termogênico em horários de pré-treino. Nós não concordamos com essa premissa, quando o objetivo é queima de gordura corporal, pois o treinamento já é um momento de natural termogênese e o uso do recurso irá causar um efeito tampão no momento de natural efeito lipolítico. Recomendo o seu uso longe do período de treino e longe do horário de dormir (6 horas antes). Por exemplo, se o indivíduo treina cedo, é melhor tomar o termogênico à tarde. Se ele treina à tarde, é aconselhável tomar cedo, para que assim mantenha seu metabolismo acelerado durante todo o dia.
Quando o objetivo está direcionado ao ganho de energia e melhora de performance esportiva através de neuroestimulantes, o recomendado é seu uso pré-treino.

Reprodução: Musculação Fitnes