A suplementação alimentar é, muitas vezes, um recurso recomendado por nutricionistas esportivos e nutrólogos em casos de déficit de determinado nutriente no corpo ou para ganho de performance, sobretudo em atletas amadores que buscam maior desempenho.
Os com base em carboidrato são bem populares, mas qual é o melhor? A médica Márcia Umbelino, especialista em medicina chinesa, geriatria e ortomolecular, explica a função de três dos mais utilizados por esportistas:
D-RIBOSE
É um carboidrato simples, com absorção rápida. Participa da formação do ATP – responsável pelo armazenamento de energia – e ajuda na melhora de performance nos exercícios, proporcionando uma recuperação mais rápida durante o treino. Deve ser tomado antes do treino para dar mais desempenho ao longo da atividade.
PALATINOSE
Este suplemento é extraído da beterraba, o que o torna um carboidrato funcional, totalmente digerível e lentamente liberado, fornecendo um nível de energia prolongado. O baixo índice glicêmico evita a hipoglicemia de rebote. Também é indicado par ao pré-treino a para tomar durante a atividade, em caso de exercícios de longa duração.
MALTODEXTRINA
Aumenta o glicogênio hepático e muscular, preparando o corpo para o desgaste oxidativo que ocorre durante a atividade física. Também ajuda a manter a disposição durante o treinamento.
Reprodução: Sua Corrida